segunda-feira, 27 de julho de 2009

Compostagem

Por que jogar no lixo o lixo? Ele pode virar alimento pra toda a família...
Cascas de frutas, talos e restos de verduras, vão para compostagem e depois para o vaso, como adubo. Olha só que fácil:
- Um garrafão de água (6 lt) cortado, como mostra na figura. Coloque uma pedra na boca pra terra não sair. Coloque um pouco de terra e esterco e em seguida vá colocando os restos. Você pode colocar algumas minhocas (4 a 6) também pois elas se alimentam desses restos e o resíduo da minhoca, o húmus, é um excelente adubo também, além de acelerar todo o processo. Tampe com um pedaço de papelão. Se você pintar a garrafa com tinta preta, é bom pois a minhoca gosta do escuro. Não é necessário mexer e nem molhar. O chorume do lixo, vai sair pelo gargalo e é um ótimo biofertilizante. Reserve em uma garrafa e tampe. Use diluído na água que molha as plantas. Em dois meses você terá um composto orgânico excelente para ajudar as plantinhas a se desenvolver. É só retirar as minhocas para a próxima compostagem e usar o composto nos vasos de plantas.



- Se você tem mais espaço, como um jardim, eu sugiro uma outra técnica: Vá separando os restos em uma lixeira pequena e, conforme ela está cheia, abra um buraco na terra, que caiba todo o lixo, coloque o lixo e em seguida um pouco de palha ou apara de grama ou mato, por cima disso coloque a terra que retirou e plante alguma semente. Não é fácil?

sábado, 25 de julho de 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Espiral de Ervas



Um bom formato para um canteiro de ervas, a espiral, proporciona microclimas úteis para as plantas. No topo dele, mais seco e ensolarado e na base, solo úmido e sombreado. Conhecendo um pouco mais sobre as ervas e as suas necessidades você tem um canteiro bonito e variado, com ervas perfumadas e saborosas.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Comedouro de pássaros



Esse é o meu comedor de pássaros. Fiz ele com uma garrafa de água sanitária.
Cortei duas janelas com o estilete e levantei as duas abas, formando um telhadinho para os pássaros e também para casos de chuva não molhar o alimento. Em seguida furei o pote com um espetinho de churrasco e enxi com quirela (milho picado) e pendurei no galho de uma árvore. Pronto, os pássaros podem se alimentar.