domingo, 6 de dezembro de 2009

Feira de Troca Solidária de Valinhos


Acontece dia 13 de dezembro, das 9h às 16h, em Valinhos, na EMEF Antonio Perseghetti, Ponte Alta - Rua Olímpio Folegatti, 16.

Troca de produtos, serviços e saberes dentro dos princípios da Economia Solidária.

Para chegar aqui é facinho... pega o ônibus para Valinhos na Rodoviária do Tiete, viação Lira/Caprioli. Custa 15 reais mais ou menos. Você vai saltar em frente ao evento, após passar a rodoviária de Vinhedo, o ônibus segue para Valinhos. Ele pega a av. Independência e no final dela pega a rod. dos Andradas, que liga os 2 municipios. Salta nas lombadas. Vc vai ver à esquerda uma loja de móveis rústicos (JJ) com uma big faixa escrita BOTA FORA e ao lado a faixa da Feira. Sobe essa rua e acima da praça está a Escola. Os ônibus saem na meia hora (7:30, 8:30...) e leva umas duas horas pra chegar. Na volta pra sampa vc pega o ônibus em frente no outro lado da rod. dos Andradas.

Tragam coisas para trocar.

Mais informação e o blog da Fera: http://feiradetrocasolidariadevalinhos.blogspot.com/

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mico Leão Dourado


Nome científico: Leontopithecus Rosália




De pêlo alaranjado e cauda longa, ganhou este nome devido à pelagem ao redor da cabeça, semelhante à juba de um leão. O mico-leão-dourado é o símbolo da luta pela preservação das espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Medindo até 60 centímetros e pesando de  500 gramas a 600 gramas, este pequeno primata é um dos mais raros do mundo. Alguns poucos podem ainda ser encontrados na Mata Atlântica do Rio de Janeiro
São animais muito agitados, costumam ficar pulando de galho em galho entusiasmadamente. Esta agitação tem uma explicação: normalmente estão à procura de alimento ou tentando defender o seu território. Vivem em grupos de cinco ou seis animais. Cada grupo adota uma pequena área da mata, que pode chegar a 40 hectares, para dormir e procurar frutas, néctar e insetos para comer.

O mico-leão-dourado vive até 15 anos na natureza. A época de reprodução começa em setembro, com a maioria dos filhotes nascendo entre janeiro e fevereiro. Normalmente nascem gêmeos.O tempo de gestação e de 125 a 132 dias .Entre  os macacos-leão pequenos primatas americanos , o recém-nascido não passa mais de quatro dias pendurados ao ventre materno .Depois disso o mico –Leão dourado fica com o pai que o carrega ,cuida , limpa e o pentea .A mãe só se aproxima dele na hora da alimentação ou seja na hora do mama .  Antes da colonização do Brasil, os micos podiam ser encontrados até nas matas onde hoje é a cidade do Rio de Janeiro.

Existem quatro espécies de micos-leões, todas encontradas apenas no Brasil: o mico-leão-dourado, que vive na Mata Atlântica de Baixada Costeira do estado do Rio de Janeiro; o mico-leão-da-cara-dourada, encontrado na Reserva Biológica de Una, no sul da Bahia; o mico-leão-preto, encontrado no Morro do Diabo, Pontal do Paranapanema (SP); e o mico-leão-da-cara-preta, último a ser descoberto, em 1990, que vive no Parque do Superagüi, no Paraná.
Curiosidades:
·        Dormem dentro do tronco de árvores;
·        Ao nascer tem o tamanho de uma barra de chocolate;
(Enviado por Marina Cacholli)

domingo, 20 de setembro de 2009

secadora de alimentos





Construi essa secadora de alimentos com 2 caixas de papelão, uma placa de aço pintada de preto, plástico transparente para o efeito estufa e grelha feita de bambu. O sistema é bem simples: coloca-se a placa preta no fundo de uma das caixas, vedada com o plástico, isso para captação do calor do sol, inclinação a 33º e voltada para o norte. O calor sobe para a outra caixa, e sai por uma abertura superior (pequena), roubando a água da fruta. Testei com maçã e banana. Dois dias de sol... talvez no verão em um dia já fique bom.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Compostagem

Por que jogar no lixo o lixo? Ele pode virar alimento pra toda a família...
Cascas de frutas, talos e restos de verduras, vão para compostagem e depois para o vaso, como adubo. Olha só que fácil:
- Um garrafão de água (6 lt) cortado, como mostra na figura. Coloque uma pedra na boca pra terra não sair. Coloque um pouco de terra e esterco e em seguida vá colocando os restos. Você pode colocar algumas minhocas (4 a 6) também pois elas se alimentam desses restos e o resíduo da minhoca, o húmus, é um excelente adubo também, além de acelerar todo o processo. Tampe com um pedaço de papelão. Se você pintar a garrafa com tinta preta, é bom pois a minhoca gosta do escuro. Não é necessário mexer e nem molhar. O chorume do lixo, vai sair pelo gargalo e é um ótimo biofertilizante. Reserve em uma garrafa e tampe. Use diluído na água que molha as plantas. Em dois meses você terá um composto orgânico excelente para ajudar as plantinhas a se desenvolver. É só retirar as minhocas para a próxima compostagem e usar o composto nos vasos de plantas.



- Se você tem mais espaço, como um jardim, eu sugiro uma outra técnica: Vá separando os restos em uma lixeira pequena e, conforme ela está cheia, abra um buraco na terra, que caiba todo o lixo, coloque o lixo e em seguida um pouco de palha ou apara de grama ou mato, por cima disso coloque a terra que retirou e plante alguma semente. Não é fácil?

sábado, 25 de julho de 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Espiral de Ervas



Um bom formato para um canteiro de ervas, a espiral, proporciona microclimas úteis para as plantas. No topo dele, mais seco e ensolarado e na base, solo úmido e sombreado. Conhecendo um pouco mais sobre as ervas e as suas necessidades você tem um canteiro bonito e variado, com ervas perfumadas e saborosas.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Comedouro de pássaros



Esse é o meu comedor de pássaros. Fiz ele com uma garrafa de água sanitária.
Cortei duas janelas com o estilete e levantei as duas abas, formando um telhadinho para os pássaros e também para casos de chuva não molhar o alimento. Em seguida furei o pote com um espetinho de churrasco e enxi com quirela (milho picado) e pendurei no galho de uma árvore. Pronto, os pássaros podem se alimentar.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Sacolas plásticas

Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos ao redor do mundo. National Geographic 02/09/2003)

Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar um saco do que produzir um novo.

O que acontece com os saquinhos plásticos?

As embarcações transoceânicas lançam aproximadamente 4 milhões de kilogramas de plástico ao mar por ano. Eles são arrastados para todos os lugares: mares, lagos e rios, através dos bueiros.

Além de causar morte de animais por asfixia, estrangulamento, os saquinhos plásticos se fotodegradan: com o passar do tempo se decompõe em petro-polímeros menores e mais tóxicos e partículas microscópicas poderão entrar na cadeia alimentar e o efeito sobre a vida silvestre pode ser catastrófico!!!

O que você pode fazer?

Se usamos uma bolsa de tecido, podemos economizar 6 saquinhos plásticos por semana. 24 por mês, 288 por ano ou 22.176 ao longo da sua vida...

Se apenas 1 de cada 5 pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos 1.330.560.000.000 sacos plásticos durante nossas vidas.

Países que proibiram os sacos plásticos:

Bangladesh, China, Irlanda, Ruanda, Israel, Canadá, Índia, Botswana, Quênia, Tanzânia, África do Sul, Taiwan e Singapura, a Cidade de São Francisco nos EUA e outras cidades estão pensando em aderir...

Os sacos plásticos são feitos de polietileno: um termoplástico que se obtém a partir do petróleo.
Reduzindo o uso dos sacos plásticos diminuirá o consumo de petróleo, recurso não renovável que gera tantos conflitos...

A China economizará 37 milhões de barris de petróleo por ano graças à proibição dos sacos plásticos.

Tem gente que ignora tudo isto…

mas

VOCÊ JÁ SABE!!!


É questão de fazer um pequeno esforço e logo a gente se acostuma a levar a sacola de pano às compras como era antigamente...

TOPA????

quarta-feira, 11 de março de 2009

RECICLE O Q VC TEM EM CASA - FREECYCLE




A idéia é simples, a internet serve como um canal para que as pessoas possam Reutilizar aquilo que outra pessoa não quer mais...
Freecycle não significa dar apenas para os pobres.
Não significa obter o maior número de coisas grátis possível.
Não significa obter coisas para ganhar dinheiro “por fora”.
Não significa se livrar de lixo que estaria melhor em aterros sanitários.
Não significa postar uma "lista de desejos" de itens caros esperando que uma fada madrinha venha atendê-los.
Não significa uma lista de discussão da comunidade para encontrar aluguéis, dentistas, mecânicos, empresas ou eventos especiais.

O que é Freecycle significa:

Freecycle significa manter coisas úteis fora dos depósitos de lixo.
Significa doar algo que não tem mais uso em nossa vida a alguém que poderia prolongar um pouco mais a sua utilidade.
Significa dar presentes às pessoas, ao mesmo tempo em que limparmos nossa própria bagunça.
Significa criar, construir, e sustentar uma comunidade ecologicamente consciente.

Oferecer itens dos quais já não precisamos mais àqueles que precisam deles.

Quando postamos uma OFERTA, estamos nos oferecendo a dar um presente a alguém. Depende de nós dar este presente a quem nós consideramos que seria o melhor destinatário. Nós não somos obrigados a dar o presente para alguém que é rico, pobre, solteiro, casado, não tem filhos, tem um filho, tem 15 filhos, tem um carro, não tem um carro, ou tem um polvo roxo chamado George vivendo em seu quintal.

Podemos escolher o mais cortês, o mais mal-educado, o mais engraçado, ou a resposta mais curta para receber nosso presente. Nós podemos colocar os seus nomes em um chapéu e fazer um sorteio, ou podemos acenar nossos dedos mágicos diante do monitor e escolher um nome desse jeito. Podemos escolher o primeiro, 3º ou o 53º a responder. Podemos esperar 24 horas e então decidir. Depende de nós.

Deixando que as outras pessoas saibam do que precisamos

Quando nós postamos uma mensagem de PROCURO, ou respondemos a uma oferta, estamos solicitando um presente. È bem provável que ninguém na lista poderá nos dar aquilo que procuramos. Mas, às vezes, alguém vai ver um PROCURO para uma bola de boliche e pensar: "AHA! Eu tenho uma no meu armário!"

Mas, quer saber? Só porque somos ricos, pobres, solteiros, casados, não temos filhos, temos um filho, temos 15 filhos, temos um carro, não temos um carro, ou temos um polvo roxo chamado George vivendo em nosso quintal, não quer dizer que somos mais dignos de receber um presente de um colega membro do Freecycle ou que a maioria das pessoas que vivem por aí.

Enviar e-mails que não dizem "por favor" ou "muito obrigado" é uma forma de não receber um item. Enviar e-mails com comentários desagradáveis é uma forma de criar dificuldade.

Como participar no FREECYCLE

Quando você quiser encontrar um novo lar para algo - quer seja uma cadeira, um aparelho de fax, piano, ou uma porta velha - basta você enviar um e-mail oferecendo-o para os membros de seu grupo Freecycle.

Ou talvez você esteja procurando por algo. Neste caso, basta responder a uma oferta de um membro, e você provavelmente irá obter o que procura. Depois disso, cabe ao doador decidir quem recebe o presente e combinar a coleta para passar o item adiante. Você pode até mesmo postar uma mensagem de PROCURO para o grupo, porque pode ser que alguém tenha exatamente aquilo que você realmente precisa guardado em um armário.

Uma regra principal: Tudo postado deve ser grátis, legal e adequado a todas as idades.

Você está construindo uma comunidade com sua participação

Nós fazemos parte de uma comunidade. Em cada comunidade, há pessoas que não se entendem. E, na maioria das comunidades, quando duas pessoas que não conseguem se entender, eles simplesmente evitam-se mutuamente. Para fazer isso no Freecycle, tudo que você precisa fazer é criar um filtro para enviar qualquer e-mail de alguém de quem você não queira ouvir a diretamente para o lixo. Se você precisa de ajuda com isso, deixe que os moderadores saibam e eles podem ajudá-lo.

Portanto, lembre-se: Se você está oferecendo um presente, cabe a você decidir quem irá recebê-lo.

E se você estiver solicitando um presente...bem, seja paciente. Sua vez chegará, eventualmente, mas se você não for cuidadoso, seu nome pode acabar em uma lista do tipo "não vou doar pra essa pessoa". Você pode tentar fazer uma OFERTA para a lista, apenas pra ver como funciona a coisa. Procure em seu armário, ou naquela caixa que você não abre desde que se mudou há dois anos. Material de primeira para Freecycle!

Acima de tudo - continue mantendo "coisas" fora do depósito de lixo!
Participe!
www.freecycle.org Procure no site a sua Cidade... o movimento já está no Brasil.
Em Campinas: http://groups.yahoo.com/group/CampinasFreecycle/

quinta-feira, 5 de março de 2009

Nosso Livro - Cultura na Praça




Dia 21 de março, no aniversário de Louveira, vai acontecer o 1° Cultura na Praça, evento organizado pelo Grupo Escoteiro Louveira e a Secretaria de Cultura de Louveira, na praça Padre Pedro Sanches, no bairro Santo Antonio.

Além de atrações artísticas, oficinas, atividades escoteiras, o Grupo irá disponibilizar mais de 80 livros para a população, entre literatura infantil, jovem e adulto. Trata-se do projeto: Nosso Livro, uma idéia que possibilita a leitura de um livro por muito mais gente... como uma biblioteca a Céu aberto. O livro é meu, é seu, é de todo mundo. Essa é a idéia. Você acha o livro, lê e depois esquece em um local público para outra pessoa encontrar e aproveitar também. Se você quiser libertar alguns dos seus livros, entre em contato conosco e participe.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Luau com chuva


E ai, valeu pra vc?

Pra mim valeu.

Me diverti demais

fiz coisa que nunca tinha feito.

Me sujei de farinha,
sujei vc de farinha (kkk)

comi pizza crua

tirei foto da galera

ri de tudo e de todos.

Vi muita gente rir

cantei, pulei e brinquei

E vc, fez tudo isso?

Se fez e gostou

não vai mais esquecer

esses bons momentos

que passamos

com chuva ou com sol

valeu a pena.

ch Beto (Baluhuhu)